Escolha uma Página

Trabalhar em casa e cuidar dos filhos: É possível?

Muitas mulheres trabalham em casa, seja exercendo as suas profissões em tempo integral ou parcial, seja sendo donas de casa. Mas como conciliar a atenção aos filhos com o trabalho em casa? É possível trabalhar em casa cuidando dos filhos? Veja abaixo dicas perfeitas para ter mais tempo e dar a atenção de qualidade que seus filhos merecem, sem abrir mão do trabalho.

1) É possível trabalhar em casa cuidando dos filhos com boa gestão do tempo

Não é fácil trabalhar em casa cuidando dos filhos. É preciso ter muito jogo de cintura para ser produtiva sem deixar de dar a devida atenção aos pequenos. Fica mais fácil quando estão em idade escolar, quando você pode programar melhor a ausência das crianças para se concentrar nos seus afazeres. Mas nem sempre as crianças estão em idade escolar e é preciso se virar nos 30.

Mãe trabalhando na internet com filho no colo

A solução é melhorar a sua gestão de tempo. Faça literalmente uma agenda e reserve horas do dia para a dedicação total ao trabalho, horas para brincar com seus filhos ou ajudar-lhes nas tarefas escolares, hora da limpeza da casa, horários para refeições, momento de resolver coisas na rua, etc. Seguir uma agenda rígida muitas vezes é a única maneira de ter tempo de qualidade para tudo. Mas tenha o cuidado para não procrastinar: se deixar a limpeza da casa para depois, poderá virar um caos, por exemplo.

Veja mais sobre as mudanças profissionais das mulheres ao longo do tempo neste artigo.

 2) Prepare os alimentos com antecedência

Preparar comida leva muito tempo. Há alimentos que podem ser preparados nos fins de semana ou em horários livres e podem ser congelados. Outros podem ficar prontos na geladeira – como frutas e legumes lavados e alimentos prontos para o consumo. O que você puder preparar e deixar à mão, faça com antecedência. Use este mesmo critério para separar as roupas das crianças, delegar tarefas, despachar e-mails e fazer pagamentos on-line, etc.

3) Considere colocá-los em uma creche ou escolinha em meio período

Muitas mães são relutantes às escolinhas e creches. Outras nem têm esta opção quando possuem bebês dependentes. Mas veja a creche, no caso das crianças com mais de 2 anos, como uma forma da criança socializar, aprender com o contato com os demais, desenvolver habilidades e brincar. É importante para seus filhos, assim como ter tempo de qualidade com os pais.

4) Peça ajuda

Veja quais pessoas estão à sua disposição que possa ajudar: é possível contratar uma babá por meio período? Possui sogra, mãe ou outra pessoa para ficar com a criança por umas horas? E o pai: pode dividir as responsabilidades com você? Muitas vezes é importante pedir ajuda e rever as suas possibilidades.

Mãe trabalhando na internet com filha no colo

A ajuda pode vir em atividades que não sejam com a criança – como ter uma diarista para o cuidado com a casa, alguém que passeie com o seu cachorro, entre outras atividades que devem ser feitas.

5) Reserve momentos só seus

Ser mãe é uma responsabilidade bem grande, assim como ser uma profissional de destaque. Mas você é um ser humano acima de tudo e precisa de seus momentos. Reserve tempo para fazer as suas coisas e não se sinta culpada por isso. Isso trará um novo fôlego para o trabalho e menos frustração na rotina com seus filhos. Trabalhar em casa cuidando dos filhos é possível,sim, desde que você encontre saídas criativas e saiba administrar seu tempo.

Veja como ser mais feliz mesmo com as responsabilidades nesta matéria.

Imagens: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!