Escolha uma Página

Sono: Por que ele é tão importante na vida das pessoas?

Ainda há muito a descobrir por parte da ciência sobre o sono. Mas é válido dizer que o sono é muito importante na vida das pessoas e até mesmo na manutenção da beleza e da saúde. É essencial para o nosso bem-estar físico ou mental. Ele tem efeito regenerador e é importante para diversos processos metabólicos que regulam o nosso organismo, interferindo na manutenção e perda do peso e até no humor.

Sono: Por que ele é tão importante na vida das pessoas?

Pessoas que se privam do sono por muito tempo podem ter desequilíbrios hormonais de diferentes tipos, problemas muito comuns principalmente entre as mulheres, além de problemas como palidez, olheiras, pele sem brilho e aumento das linhas de expressão no rosto, estresse, baixa produtividade, problema com câimbras e rigidez articular, etc.

Assim como a privação de sono pode causar problemas hormonais, ela também pode ser um sintoma de que algo não está correto. O excesso de estrogênio (no caso das mulheres) e o excesso de insulina no sangue podem prejudicar o sono.

O sono e a beleza

Você já deve ter ouvido a expressão “sono de beleza”. Esta tem no fundo um tom de verdade: dormir bem significa melhorar todas as condições vitais. Uma noite mal dormida pode ter efeitos devastadores na aparência física: pode haver diminuição do tônus muscular (flacidez), principalmente na face, redução da produção de colágeno, envelhecimento precoce, queda de cabelo e até mesmo problemas em relação ao sistema imunológico.

Sono: Por que ele é tão importante na vida das pessoas?

O sono é fundamental na produção de serotonina, o hormônio responsável pelo humor e bem-estar. Quando uma pessoa dorme mal, há o aumento do cortisol, uma substância que causa tensão e estresse.

Sono e emagrecimento

Há quem diga que quem dorme mal não consegue emagrecer – o que é verdade. A privação de sono diminui a concentração de Leptina, que é o hormônio responsável pelo controle da saciedade, o que leva a pessoa a comer mais.

A falta de sono afeta o metabolismo, tornando-o mais lento, promovendo um menor gasto energético e, consequentemente, um aumento de gordura localizada do peso. Desta forma, para não atrapalhar o seu sono, tenho horários fixos para dormir e não durma fora do horário.

Sono: Por que ele é tão importante na vida das pessoas?

Fica a dica!

Para manter a saúde e a beleza, é preciso considerar os bons hábitos. Dormir bem é um deles. Prefira dormir pelo menos entre 7 horas a 8 horas por dia sem interrupções, em um ambiente relaxado e tranquilo – com temperatura entre 18o C e 21o C. Caso tenha dificuldades, busque orientação médica ou até mesmo beba um chá relaxante – como camomila ou erva cidreira. Valeriana em cápsulas também é um relaxante natural muito eficaz. Evite bebidas alcoólicas e o consumo de cafeína antes de dormir (como café e refrigerante). Evite aparelhos eletrônicos no quarto de dormir – principalmente o celular e a televisão. Assim, você garantirá mais saúde e beleza no seu dia a dia!

Se gostou e quer saber muito mais sobre o assunto: NUTRIÇÃO E SAÚDE

Imagens: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!