Escolha uma Página

Ser mais feliz – A felicidade que mora dentro de você

Ser mais feliz – Vamos falar sobre a felicidade? Onde você busca a felicidade e o equilíbrio? A maioria das pessoas se atém em buscar em objetos de desejo, estabilidade financeira e coisas; outras, buscam a felicidade na relação com outras pessoas – filhos, marido/namorado, amigos, etc. Por mais que tudo isso de fato proporcione uma impressão de felicidade, na verdade, são consequências de algo que se origina dentro de cada um: felicidade vem de dentro e reflete e expande as coisas boas que nos deparamos nas nossas vidas.

O que é, afinal, esta tal felicidade?

Desde que a humanidade existe, diferentes religiões, filosofias e modos de vida buscam apontar um caminho certeiro para o que chamamos de felicidade. Este é um termo difícil de definir, pois ser feliz é um estado muito relativo e subjetivo – cada um tem um jeito próprio de sentir e compreender a felicidade. Podemos dizer que ser feliz é um estado de espírito e de equilíbrio e também uma atitude, algo que você escolhe e se compromete a cada momento.

Ser mais feliz

Se buscar nos dicionários o termo felicidade, verá que é definida como um “estado de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior”.

Mesmo que haja crises, momentos ruins e dificuldades que custam a se resolverem – e a isso todos estamos sujeitos – ainda assim há a possibilidade de encontrar um ponto de equilíbrio e se manter feliz, acima de tudo – mesmo que isso muitas vezes implique em ajuda externa especializada, como é o caso das pessoas que possuem quadros depressivos. Felicidade tem a ver com a forma como encara os eventos, bons e ruins, que lhe ocorrem.

A felicidade só é verdadeira quando compartilhada.

Chris McCandless

Logo, podemos compreender que quando alguém decide ser mais feliz, toma uma decisão de entrar em equilíbrio consigo mesmo, com a sua verdade pessoal, com aquilo que é verdadeiro para si e com o que lhe faz sentir-se bem. Este talvez seja um ponto de partida para ser mais feliz: sentir bem-estar.

Veja a perspectiva do filósofo Mário Sergio Cortella sobre o significado de felicidade para o documentário Eu Maior:

Ser mais feliz independe da crise

Basta abrir os jornais ou ligar a televisão para a pessoa ser bombardeada com notícias dramáticas sobre a crise financeira que ocorre no Brasil e no mundo. De fato, passamos por um momento de instabilidade econômica, com graves reflexos sociais.

Contudo, como já dito anteriormente, ser mais feliz é uma atitude pessoal – é o que você faz em relação aos eventos que ocorrem no contexto em que você está inserido. Você pode viver em um estado contínuo de atenção, ansiedade e medo ou pode buscar neste momento oportunidades e capacidades de superar estes sentimentos angustiantes que são comuns em momentos de crise.

Mesmo que você vivencie um momento complexo em sua vida pessoal ou esteja preocupado em relação ao futuro econômico do brasileiro, questione o estado de crise e questione-se como deve encarar entes períodos. Ser mais feliz ocorre internamente, como uma escolha apenas sua de se manter em bem-estar e equilíbrio e em acordo com a sua verdade. Afinal, uma coisa é certa: tudo passa, tudo é transitório – inclusive a crise.

O poder da gratidão

Outro ponto chave para o equilíbrio pessoal e para ser mais feliz é a gratidão. Não apenas ser grato às pessoas com quem convive, mas vivenciar a todo o momento um sentimento pleno de gratidão por tudo. Aqueles que possuem uma religião definida provavelmente serão gratos a Deus ou a entidade em que acreditam. Mas a gratidão pode existir independentemente de religiões, credos e crenças.

Ser mais feliz

Seja grato pelas coisas que lhe acontecem (inclusive por aquelas que são desafiadoras e até mesmo ruins, pois sempre ensinam sobre os nossos pontos fracos e sobre a nossa capacidade de encarar as dificuldades). Seja grato por coisas extraordinárias que acontecem na sua vida ou por coisas pequenas como aquele cafezinho que teve a oportunidade de tomar ou por um dia de céu azul. O sentimento de gratidão tem uma enorme capacidade de permitir com que você mude a sua realidade, pois faz com que assuma hábitos e atitudes mais positivas.

Ser mais feliz é algo que se constrói diariamente

Como você pôde compreender, a felicidade é algo subjetivo e é relativa às pessoas com quem convivemos e eventos que acontecem em nossas vidas. Não tem a ver com aquilo que possuímos, mas com um sentimento internalizado e maior que meramente possuir as coisas. Ser mais feliz é uma conquista diária e uma opção, que muitas vezes implica na mudança de hábitos e quebre de velhas crenças que limitam a pessoa. Como você pode ver, é um ato de permissão, de se permitir viver em equilíbrio e bem-estar, disponível a qualquer pessoa, independentemente dos fatores externos, como a crise.

Veja Também: Oportunidade de Negócio Jeunesse Global – Promoção de Pré-Lançamento

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!