Escolha uma Página

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

Receitas para o inverno não precisam ser calóricas para serem gostosas

Receitas para o inverno: O frio já começou a aparecer e o inverno está quase chegando, e nessa época do ano nós costumamos sentir um aumento de apetite, ou mesmo da vontade de comer. Geralmente isso acontece porque no inverno o organismo aumenta o gasto calórico para regular a temperatura corporal. Mas isso não é tudo! Em países onde a temperatura não sofre quedas extremas durante o inverno, essa necessidade de comer mais se deve mais a fatores emocionais do que ao frio. As pessoas acabam buscando na comida quente e mais calórica preencher uma necessidade afetiva, que fica mais forte nessa época do ano.

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

Apesar disso é necessário manter os cuidados com a alimentação independente da época do ano. Nos casos de hipertensos e diabéticos por exemplo, é preciso dobrar os cuidados, evitando aumento do consumo de alimentos restritos. Nesses casos é sempre bom preferir as sopas de legumes com carne magra, utilizando brócolis, couve e temperos naturais como coentro, cominho, gReceitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.engibre, cebola e canela, que tem propriedades termogênicas capazes de aquecer o organismo e aumentar o gasto calórico. Também é comum um aumento no consumo de carboidratos que geralmente são ingredientes ou acompanhamentos das sopas e caldos comumente consumidas nos dias mais frios. Os queijos e vinhos também não ficam fora das “gordices” do inverno. Por isso é preciso muito cuidado nessa época, pra que na hora de subir na balança você não leve um baita susto.
Por isso vamos dar algumas dicas de alimentos que são saudáveis e podem aquecer sua barriguinha durante o inverno, sem te fazer enlouquecer na guerra contra a balança quando o inverno passar.

SOPAS

Evite temperos prontos que contém grande quantidade de sódio e gordura, que aceReceitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.leram o aumento de peso e podem agravar doenças cardiovasculares. Evite sopas à base de queijo e creme de leite, que são mais calóricas. Sopas mais magras são as de legumes e verduras como repolho, espinafre e agrião. Sopa de alho poró ou creme de moranga são sabores mais diferenciados. Vá devagar nos acompanhamentos (pão e torradas) e nas sopas com carboidratos como arroz e macarrão.

CHÁS

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.O consumo de chá é extremamente benéfico para a saúde, melhorando digestão, protegendo artérias, auxiliando em distúrbios hormonais relacionados à tireóide e menopausa, além de poder anti-inflamatório e antioxidante. Tanto os chás de saquinhos como os naturais podem ser consumidos à vontade, pois tem valor calórico muito baixo. No entanto, é preciso prestar atenção na quantidade de açúcar ou adoçante que você usa para adoçar o chá, pois isso sim pode ser prejudicial. Outro detalhe é que os chás industrializados podem trazer várias partes da planta, diminuindo a concentração dos princípios ativos da erva e seus efeitos. Nos chás naturais é preciso também observar condições de higiene da planta, comprar com fornecedores conhecidos, observar o estado de conservação da erva e certificar-se que a planta é exatamente a que você procura.

VINHO

 

Receitas-para-o-inverno-omidinha-boa-de-verdadeCombina com a maioria das receitas para o inverno, além de ser comprovado que o consumo adequado de vinho reduz o risco de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias e demências, ajuda na digestão e fortalece os ossos. No entanto, para que o organismo absorva os benefícios, é recomendável a ingestão de uma taça por dia, desde que a pessoa tenha também outros hábitos saudáveis, como dieta e exercícios físicos regulares.

FRUTAS DA ESTAÇÃO

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

Frutas típicas do inverno como abacaxi pérola, melão, morango e caju são ricas em vitamina C, extremamente importante para o sistema imunológico. E além de controlar o colesterol e manter o intestino trabalhando direito, possuem antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer, além de serem pouco calóricas.

CANELA

 

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

Possui ação estimulante, termogênica e antidiarreica, facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla glicose e diminui compulsão por carboidratos e doces, protege o corpo de doenças respiratórias por conter propriedades antibacterianas, expectorantes e anti-inflamatórias. Indicada para quem tem bronquite, resfriados, tosse ou infecções como faringite e laringite, a única ressalva é que quando misturada a bebidas muito quentes a canela perde suas propriedades. Nas receitas para o inverno ela vem dar um sabor divino em alimentos como arroz doce, mingau de aveia, torta de maçã, leite quente ou chá, entre outros.

      GENGIBRE

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

 

Raiz rica em vitamina C, que imuniza o organismo contra gripes e constipações, reduz colesterol, cicatriza as feridas, protege as gengivas e defende o organismo dos radicais livres. Contém também vitaminas B3 e B6 que aliviam sintomas da TPM, e antioxidantes como magnésio, selênio e zinco. Pode ser consumido cru, refogado, em forma de chá, utilizado como tempero e adicionado em sucos.

OVOS

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

Extremamente necessários no inverno. Fornece boa quantidade de proteínas e ácidos graxos, ômega 3 e fosfolipídeos, que ajudam os nutrientes a chegarem no cérebro.

 

PEIXES

Receitas para o inverno: Comidinha boa de verdade.

São ricos em vitamina D que estimula a produção de serotonina no organismo, melhorando o humor e ajudando a combater a depressão.

Além de uma alimentação balanceada é necessário também consumir os recomendados 2 litros de água diários, mesmo que haja uma redução na perda de líquidos. Assim emagrecer será com saúde e sem sofrimento

E para preparar receitas para o inverno maravilhosas vai aqui uma bela dica  COZINHA FÁCIL

Espero que vocês tenham gostado! Diga-nos o que achou, comente, pergunte, reclame!

Agora eu vou fazer um chá bem quentinho e curtir o frio. Abraço e até a próxima.

Carol Barros

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!