Escolha uma Página

Rachaduras nos pés – Tratamento e manutenção

Em algum momento da sua vida, você irá se deparar com este problema: a rachadura nos pés. A região fica com fissuras feias, vistas de longe, dando um aspecto de desleixo que nenhuma mulher quer ter. Veja quais são as principais causas das rachaduras nos pés e conheça alguns tratamentos interessantes para lidar com o problema e fazer a manutenção.

O que são as rachaduras nos pés?

As rachaduras nos pés são fissuras devido ao ressecamento e agressões de vários tipos que os pés sofrem com a rotina diária. Algumas pessoas têm mais disposição ao problema que outras.

rachaduras nos pés

São oriundas de fatores externos, como calçados inadequados, desidratação, etc. Pessoas acima do peso têm mais propensão ao problema. Elas podem ainda estar associadas a problemas de saúde como diabetes, psoríase, entre outras. Por isso, é indicado quer busque o conselho de dermatologistas.

Hiper queratose ou queratose plantar é o nome médico para os pés rachados. Veja neste vídeo a opinião do especialista Dr. Lucas Fustinone:

Por que a manutenção é importante?

A manutenção é importante, pois na grande maioria dos casos, é possível que o problema volte a acontecer caso a pessoa não mantenha seus cuidados com os pés esporadicamente. Quem teve o problema tem mais chances de tê-lo novamente.

Dicas de como eliminar as rachaduras nos pés

A primeira dica é retirar a pele seca da região esporadicamente com esfoliação. Mas tenha cuidado: não faça isso todos os dias, pois a tendência é só piorar a situação – como é dito no primeiro vídeo. O ideal é fazer a esfoliação a cada 15 dias no mínimo. Primeiro, coloque por alguns minutos os pés em água morna. Depois passe a lixa de pé (apenas para tirar o excesso, sem agredir o pé) ou a pedra pomes na região, em movimentos contínuos. Você pode ainda usar um produto específico para este procedimento, que são baratos e fáceis de encontrar. Para finalizar, hidrate muito bem a região.

rachaduras nos pés

Outra dica é a solução caseira da blogueira Cacau Schwartz, que é utilizar água oxigenada para deixar seu pé de molho por 5 minutos. Em seguida, lixe a região até dissolver a pele morta. Depois, passe a seguinte mistura na região: uma colher de óleo de coco, uma colher de mel e uma colher de vinagre de maçã. Você pode colocar ainda um punhadinho de bicarbonato de sódio, caso a situação esteja muito problemática. Não use esta mistura se tiver machucados abertos na região. Massageie a região com a mistura. Deixe os seus pés com esta mistura e coloque sacos plásticos ou uma toalha envolvendo-os por alguns minutos e enxague.

Veja as dicas da Cacau Schwartz neste vídeo:

Outra dica é usar constantemente um hidratante de sua preferência antes de dormir, usar cremes com ureia e com ácido salicílico 20% ou vaselina sólida, que você encontra nos mercados de todo o Brasil. É importante ainda procurar um médico para descartar problemas como diabetes ou má postura, que constantemente estão associadas ao problema.

Veja ainda as dicas da Si, do Blog Juro Valendo para ter pés sem rachaduras e sempre lindos. Veja também alguns cuidados com os pés que já abordamos em outra matéria aqui no blog Beleza Interativa.

Imagens: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!