Escolha uma Página

Progressiva sem formol – Verdades x Mitos

Os tratamentos profissionais de cabelos sempre deixaram dúvidas entre os consumidores sobre a sua eficiência e com a escova progressiva sem formol não é diferente: será que realmente funciona? Quais as suas vantagens e desvantagens? Veja mais a seguir e saiba como usar a escova progressiva sem formol.

Diferenças entre a escova progressiva comum e a progressiva sem formol

Sempre haverá danos aos fios com a progressiva comum, e isso é fato. Uma alternativa interessante é a progressiva sem formol, que promete alisar sem grandes danos e garantindo os mesmos efeitos. Na composição de uma escova progressiva, além de formol, pode haver outras substâncias, conhecidas “ligações de enxofre”, que definem a estrutura do cabelo, mas que após serem quebradas, jamais os fios ficam iguais ao que era antes.

Há ainda progressivas com hidróxido e amônia, que também servem para romper estas ligações estruturais para alisar os fios, mas o resultado é permanente e o cabelo jamais voltará ao normal. Há ainda outros componentes que determinam a mudança da estrutura capilar.

progressiva sem formol

É por isso que se você tinha cabelos muito crespos antes da progressiva com formol não terá mais este formato – a não ser que pare de fazer o tratamento e deixe o cabelo crescer naturalmente, eliminando com o corte a extensão tratada com a escova. Outro detalhe importante, se quiser manter o efeito da progressiva, é optar pelo tratamento já escolhido, ou seja, se a progressiva for com amônia, as demais aplicações devem ser deste tipo. Além disso, jamais se deve combinar alisamento com descoloração, pois os danos podem ser maiores.

A escova progressiva nada mais é do que um método de alisamento dos cabelos, que reduz o volume e o frizz. Desta forma, se você optar por uma progressiva sem formol, evitará diversos efeitos colaterais, como queimadura, descamação, queda dos fios, ardência nos olhos, falta de ar, dor de cabeça, náuseas, vômito, desmaio, alergias, entre outros.

É importante dizer que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou as escovas progressivas com formol podem ter no máximo 0,2% deste elemento químico, devido aos riscos para a saúde, que continuam existindo na maioria das vezes, mesmo com quantidade reduzida. Outro detalhe importante é que com apenas 0,2% de formol, o produto não tem mais o efeito alisante tão presente, e é mais indicado que a pessoa busque outras alternativas melhores e mais saudáveis.

Como funciona a escova progressiva sem formol

A escova progressiva sem formol efetiva o alisamento, além de retirar o frizz e o volume dos cabelos. É ideal para aquelas mulheres que têm cabelos crespos e volumosos, mas não é muito indicado para mulheres de cabelo afro, pois esses fios são mais porosos e podem ser prejudicados. É indicado ainda para cabelos sem definição. Há cuidados pós-tratamento como as progressivas comuns, com hidratação e nutrição para proteger os efeitos da progressiva e evitar danos – para saber mais sobre hidratação rápida para o seu dia a dia, acesse este link.

Composição da progressiva sem formol

Há muitas marcas no mercado com composições diferentes. É um mito dizer que as progressivas sem formol não alisam ou são menos eficientes que as que possuem este composto. É comum que as progressivas sem formol atualmente sejam feitas com carbocisteína, que é um aminoácido que abre as estruturas do fio e efetiva o alisamento. Para fechar a cutícula novamente, em geral, é usado o tioglicolato de amônio e a etalonamina, como substitutos do formol, mas que causam muito menos dano aos cabelos.

progressiva sem formol

Um produto ainda mais interessante é a Escova Free Semi Definitiva da Salon Tech, que você pode conhecer através deste link. Este produto é 100% livre de formol, com 100% de redução de volume na primeira aplicação. Seus principais ativos são os silicones amínicos, o ácido fosfórico e a manteiga de karité, que nutre e hidrata, protegendo os fios do calor e de possíveis agressões. O resultado são cabelos muito mais brilhantes, lisos e resistentes, além de oferecer um ótimo custo-benefício. Vale a pena conferir!

Leia mais

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!