Escolha uma Página

Profissões de mulheres – Mercado de trabalho

Profissões de mulheres – Existe profissões categoricamente femininas e masculinas? A realidade presta-se a desmitificar a situação. Não há profissões de mulheres ou profissão de homens essencialmente, mas uma cultura que determina as funções a partir do gênero. Se antes apenas algumas profissões eram “destinadas”, com poucas oportunidades de ascensão na carreira, as mulheres hoje estão conquistando espaços de predominância masculina e apresentando um jeito único de trabalhar, sem perder os traços de sua natureza feminina.

Profissões de mulheres são todas as profissões

Mesmo que não haja, em essência, profissões de mulheres ou de homens, histórica e culturalmente, a questão de gênero é sempre um desafio para as mulheres que, através do trabalho, buscam melhores condições profissionais, de carreira e até mesmo de subsistência.

Profissões de mulheres

Muitos são os motivos que levaram as mulheres a lutarem por condições igualitárias neste contexto, mais enfaticamente nas últimas décadas, quando as mulheres passaram a ampliar a sua formação e alcançaram funções que oferecem mais amplitude para a sua carreira. Além disso, os movimentos pelo direito e libertação das mulheres contribuíram significativamente para que estas conquistas fossem instauradas. O fator necessidade também as levou a funções tipicamente pensadas como “masculinas”. E estes poderiam ser alguns fatores determinantes para a sua condição profissional, seja no Brasil ou no mundo.

Profissões de mulheres

Como exemplo, podemos citar as diferentes profissões e setores em que as mulheres se destacam. Em diferentes comunidades em todo o Brasil, são elas que constroem casas e trabalham efetivamente na construção civil, um segmento majoritariamente masculino. É o caso dos projetos Mulheres em Construção e Colher de Pedreira, projetos sociais e buscam especializar mulheres nesta área, ampliando a inserção no mercado de trabalho.

Profissões de mulheres

E no mundo dos negócios, elas também “mandam muito bem”: é o caso Ana Patricia Botín, CEO do banco Santander; Mary T. Barra, CEO da General Motors; Meg Whitman, executiva de empresas como The Walt Disney Company e a DreamWorks. Mas ainda as CEOs mulheres estão restritas a 5% dos cargos de liderança nas empresas em todo o mundo, o que aponta um longo caminho para mudanças.

Profissões de mulheres

Em termos de empreendedorismo, as mulheres cada vez mais se destacam: o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, de acordo com estudo recente realizado pela Serasa Experian, o que representa 8% da população feminina do país: 43% dos donos de negócios são do sexo feminino, enquanto 57%, do masculino – sem considerar o trabalho informal.

Muitos desafios para a mulher trabalhadora

Em todos os segmentos produtivos da sociedade, a mulher vem se destacando, mas a luta por melhores salários, respeito e condições mais dignas e igualitárias ainda está longe de terminar. Há uma mentalidade implícita e culturalmente instaurada que deve mudar para que isso aconteça – e isso leva tempo e envolve a própria percepção do homem sobre o problema.

Profissões de mulheres

Força para isso a mulher brasileira tem. Afinal, não é fácil, em um mundo em que tantas são as privações e dificuldades colocadas em seu caminho, conseguir ainda estudar, criar os filhos, cuidar dos afazeres domésticos, trabalhar fora, cuidar de si e muito mais com tanta desenvoltura – mesmo que isso também signifique um tipo de agressão e privação.

O antropólogo da UFPE Parry Scott, afirma que as instituições tradicionais costumam citar fatores biológicos para justificar construções sociais – como profissões de mulheres e de homens. Logo, a mulher pode assumir a função que quiser, desde que consiga se adequar às exigências do cargo com eficiência. Além disso, é importante ressaltar que ela não tem de ser comparada ao homem, porque não quer ser igual a ele. Apenas quer as mesmas oportunidades.

Aproveite este fim de semana e reflita sobre a condição das mulheres no mundo do trabalho. Faça uma reflexão de aonde quer chegar em sua carreira, quais os desafios em um momento de crise. Enfrentamentos todas nós sempre iremos encontrar, mas é importante não esmorecer ou desfazer de seus sonhos independentemente de quaisquer obstáculos.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!