Escolha uma Página

Pele Negra – Você sabia que há alguns cuidados específicos para manter a pele negra sempre saudável e bonita? Saiba neste artigo como evitar manchas, acne, ressecamento e outros problemas comuns!

Características comuns entre pessoas de pele negra

A pele negra precisa de tantos cuidados quanto a pele branca. É bastante sensível ao ressecamento no inverno e pode ser oleosa na região facial no verão. Possui uma estrutura geralmente mais grossa e resistente, o que faz com que as pessoas negras tenham sinais de envelhecimento mais tarde.

pele negra

Mas isso não é uma regra. E mesmo que a melanina (responsável pela pigmentação) seja um protetor solar natural, há risco de câncer de pele e é preciso se prevenir. Veja agora alguns outros problemas comuns em qualquer tipo de pele e saiba como tratá-los de modo mais assertivo se você tiver a pele negra.

Mantendo a firmeza e a elasticidade da pele negra

Mesmo que a pele negra seja naturalmente mais firme e dinâmica, já que os fibroblastos, que são responsáveis pela produção de colágeno, são mais ativos neste tipo de pele, é sempre indicado utilizar cremes à base de colágeno, DMAE e outros componentes que ajudam a firmar a pele.

pele negra

Use ainda cremes que ajudar a evitar manchas, reduzir o excesso de oleosidade e a eminência da acne. Hidrate a pele todos os dias, com atenção especial ao inverno e extremidades como o calcanhar, joelho, cotovelo e outras regiões do corpo que tendem a ficarem ressecadas.

Protetor solar sempre!

A pele negra está propensa às doenças causas pelo sol e é um erro pensar que não precisa usar protetor solar. Saiba ainda que, como a melanina é mais maior na pele negra, ela precisa ser mais protegida do que as outras para não pigmentar demais. Use um produto no corpo e no rosto com FPS pelo menos 30. Caso tenha manchas na face, use um com FPS 50.

pele negra

Cuidados contra o envelhecimento precoce

Mesmo que seja mais resistente ao envelhecimento, é preciso se prevenir desde cedo. Um BB Cream, um hidratante antienvelhecimento em creme ou gel e uma ótima alimentação, aliados aos bons hábitos de saúde – dormir bem, não fumar, beber água diariamente e em abundância, evitar o álcool e o estresse, etc. – podem ser um verdadeiro bálsamo para a pele negra.

Excesso de oleosidade

No verão, é bem comum que a pele negra apresente mais oleosidade, o que leva a problemas como comedões e acne. Para evitar manchas e cicatrizes, é preciso prevenir a oleosidade. Use adstringente diariamente, higienizando a pele também com sabonete que combata a oleosidade e jamais durma de maquiagem. Se precisar, durante o dia, use lenços antissépticos e anti-oleosidade para deixar a pele menos brilhante.

pele negra

Evite manchas

Fique de olho na acne, nas queimaduras e procedimentos cirúrgicos ou estéticos (peeling e depilação, por exemplo), gestação, desequilíbrio hormonal e uso de anticoncepcionais. Eles causam manchas na pele negra. Para fazer esfoliação, use produtos menos abrasivos para evitar manchas.

pele negra

Evite a foliculite

Este é um problema bem comum em pessoas de pele negra. Tudo porque o excesso de oleosidade e os pelos encaracolados em conjunto facilitam o surgimento de pelos encravados, que podem inflamar e virar uma foliculite. Faça uma esfoliação semanalmente no local e consulte um dermatologista se o problema persistir.

Veja também como cuidar e tratar os cabelos afro e mantê-los sempre bonitos! Saiba ainda sobre alguns truques e dicas de maquiagem para pele negra.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!