Escolha uma Página

Oleosidade no rosto – 6 dicas para combatê-la

Mesmo que no inverno a tendência é a pele ser mais seca, há que sofra com a oleosidade no rosto. A pele simplesmente fica muito brilhante e grudenta e é difícil manter a boa aparência durante todo o dia – ainda mais quando usamos maquiagem. Veja agora 6 dicas para combater a oleosidade da pele da face em casa e de modo muito barato durante todo o ano.

Oleosidade no rosto – Muitas vezes, nem adianta lavar o tempo todo: a oleosidade no rosto surge pouco tempo depois e deixa a pele com aspecto brilhante e cansado. Além disso, é a deixa mais propícia a problemas como poros abertos e acnes, em qualquer idade. Por outro lado, sabe-se que as pessoas com a pele mais seca têm a tendência a terem mais rugas e marcas do tempo, sendo a oleosidade natural uma proteção contra as forças do tempo. O problema é quando a pele fica mesmo muito oleosa.

Oleosidade no rosto

Uma coisa é certa: não dá ficar com a pele deste jeito o dia todo. Mas por que há oleosidade no rosto? Há muitas causas: fatores genéticos, o clima, a dieta e até o nível de estresse e muitos outros elementos que interfere na sua aparência. E engana-se quem acha que no inverno a oleosidade no rosto some: quanto mais frio, com temperaturas baixas, mais a pele produz óleo para não deixar ressecar a região. A água quente em excesso e o fato de as pessoas com oleosidade no rosto estarem sempre lavando a região também contribuem para o problema.

Há ainda a influência das comidas muito gordurosas, altos níveis de testosterona no corpo (muitas vezes provenientes do uso de anticoncepcionais ou problemas hormonais) e o estresse de uma forma geral. De fato, não é fácil ficar bonita o tempo todo! Mas confira 6 dicas que fazem a diferença!

Lave a pele com os produtos específicos

Lave o rosto pelo menos duas a três vezes ao dia. Não adianta ficar esfregando o tempo todo a pele, pois isso vai aumentar a oleosidade no rosto. Ao acordar e ao dormir com certeza a pele deve ser limpa. Utilize produtos próprios para peles oleosas – sabonetes em barra ou gel a base de ácido salicílico e extratos naturais que retiram não apenas a oleosidade, mas os resíduos (poeira, maquiagem, células mortas, etc.). Lave com água fria ou morna, no caso do inverno. Esfoliação uma vez por semana também ajuda muito a combater a oleosidade no rosto.

Limpeza ao longo do dia

Se não dá para ficar lavando o tempo todo, os lenços umedecidos para a pele oleosa são uma ótima opção para levar na bolsa. Você tira a oleosidade e a sujeita e pode, assim, retocar a maquiagem.

Oleosidade no rosto

Hidratantes na medida certa

Os hidratantes do tipo matificante ajudam a controlar a oleosidade no rosto e a fechar os poros. Há no mercado bases minerais que possuem este mesmo efeito, se preferir. Prefira os hidratantes em creme ou gel oil free para não piorar o problema – o mesmo pode-se dizer dos protetores solares.

Maquiagem que combatem a oleosidade no rosto

Há algum tempo, era difícil achar maquiagens para este tipo de pele, mas cada vez mais as empresas vêm ampliando a sua linha de produtos para atender às pessoas com oleosidade no rosto e às pessoas de clima tropical – como as brasileiras. Escolha a maquiagem não tão cremosa e que esteja de acordo com a sua pele.

Pó compacto para emergências

O pó compacto é um trunfo no dia a dia – ainda mais se você trabalha fora. No caso de uma reunião ou se precisou dar uma saidinha do escritório, basta reparar a oleosidade do rosto com um pouquinho de pó matificante, de preferência mineral e sem brilho.

Oleosidade no rosto

Água termal

Este é outro produto que faz muita diferença ao longo do dia. Se você não gosta dos lenços umedecidos, tente borrifar a água termal e enxugar com uma toalha de papel ou lenço de papel comum. Depois, de preferir, passe a maquiagem. Em longo tempo você observará os benefícios do produto, que dá viço à pele e fecha os poros, diminuindo também a acne.

Imagens: Pinterest.

Qual o seu segredinho para combater a oleosidade? Deixe o seu comentário!

Leia mais

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!