Escolha uma Página

Musculação contra osteoporose – Benefícios para mulheres

Musculação contra osteoporose – Provavelmente, você já tenha ouvido falar que exercícios fazem bem para a saúde do corpo e da mente, que a musculação traz muitos benefícios na prevenção de doenças e muito mais. O que você talvez não saiba é que o osso humano precisa de estímulos para sua modelação e sem isso ele “enfraquece” com o tempo. Nas pessoas que praticam exercícios físicos regularmente, o osso recebe mais estímulos e fica mais forte. Desta forma a musculação, que é uma prática mais lenta e com mais carga, pode ser uma ótima opção para prevenir a osteoporose, desbancando a caminhada, por exemplo.

osteoporose

Mesmo para aqueles que tomam medicamentos para o problema e possuem uma dieta regrada, os exercícios, como a musculação, são uma arma para prevenção e tratamento destes pacientes. Para quem não sabe, a osteoporose é uma doença causada por uma deficiência na mineralização dos ossos do esqueleto, deixando-o mais frágil e propenso a fraturas.

osteoporose

Entre as mulheres o problema parece ser ainda mais grave, ainda mais na menopausa. A coluna e a bacia são as áreas mais complexas ao serem atingidas. E mesmo que o problema ocorra mais entre os idosos, é preciso se prevenir desde já, investindo em qualidade de vida.

Musculação e tratamento para a osteoporose

O tratamento e a prevenção da osteoporose requerem ações que aumentem a densidade óssea. Na musculação, sempre com acompanhamento especializado, o osso é submetido a cargas por meio de exercícios físicos e assim, se torna mais forte e melhor modelado. Tudo é bem calculado: o tipo de força, a intensidade e a distribuição com que ela é aplicada no processo. Em relação a caminhada, a musculação otimiza o controle de todas as variáveis do exercício com mais assertividade. Além disso, entre as pessoas que já possuem o problema, caminhar nas grandes cidades pode ser uma verdadeira provação. A musculação com auxílio reduz drasticamente o risco de uma fratura.

osteoporose

Outra vantagem da musculação é a manutenção da massa muscular – pessoas na terceira idade não perdem apenas densidade óssea, mas músculos (sarcopedia), o que pode levar a quedas frequentes. Desta forma, a musculação faz bem, pois permite que a pessoa tenha mais flexibilidade ao caminhar.

Prevenção da osteoporose

Não é porque você tem seus 20 ou 30 anos hoje que já não deve se preocupar com o problema desde já. Mantenha uma alimentação rica em cálcio, ferro e vitamina C, além de outros nutrientes essenciais a saúde. Evite alimentos industrializados. Beba água em abundância e faça exercícios regulares, pelo menos em dias intercalados. Busque auxílio de um educador físico e um médico para ter mais condições de acompanhar os efeitos do tempo em seu corpo. Tomar sol também é essencial. Além da musculação, conheça também os benefícios da yoga!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!