Escolha uma Página

Mechas de contorno dos cabelos – “moldura do rosto”

O hair contour, mais conhecido por aqui como mechas de contorno dos cabelos, é a nova tendência para deixar o visual mais iluminado. A técnica utiliza o jogo de claros e escuros para criar profundidade e luz nos pontos de destaque do rosto. Isso cria uma moldura em torno da beleza natural do rosto e causa ilusão de um formato mais oval, que é considerado o ideal.

Essa moda surgiu com a popularização da maquiagem de contorno de rosto, que consiste em truques de make para afinar alguns pontos da face e realçar outros.

A lógica das mechas de contorno é exatamente a mesma. Se você ficou curiosa para saber tudo sobre essa nova técnica e quer começar a usar logo, veja o que precisa saber antes de correr para o cabeleireiro.

Mechas de contorno para iluminar o rosto

As mechas de contorno são a forma mais moderna de se aplicar a balaiagem. O objetivo é criar um procedimento em que há variações naturais da cor, partindo de uma raiz (que pode ser usada ao natural) para tons acima ou abaixo dessa cor.

Essa técnica surgiu no ano passado, em um salão londrino badalado. O diretor artístico Marc Trinder, do salão Charles Worthington, teve a maravilhosa ideia de aplicar os mesmos truques de make para os cabelos. Desde então, o hair contour despontou na Europa.

Mechas ponto de luz

Algum tempo depois de Trinder criar a mágica das mechas de contorno dos cabelos, a L’Oreal resolveu batizar a coisa e criar uma linha de produtos. Foi então que a história percorreu o mundo e chegou até nós.

Apesar do nome e de todo frisson que está causando, a iluminação dos cabelos não é uma coisa tão nova assim. Pense nas suas celebridades favoritas e na tonalidade de seus cabelos há algum tempo. Se não notou nada, a gente refresca sua memória.

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

Os cortes e tons de cabelo da Jennifer Aniston são famosérrimos!!! Observando atentamente, dá para notar os contornos no cabelo dela. Bingo!

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

Outra diva do cinema, como Angelina Jolie, não poderia ficar de fora. Ela tem uma testa larga e um maxilar muito forte. Mas não dá para prestar atenção nisso, né…

Onde iluminar o rosto

Agora, chegou a sua vez de ficar bonita como as atrizes de Hollywood. As Mechas de contorno dos cabelos são uma moldura para o seu rosto, por isso você deve estar atenta ao formato da sua face, antes de mais nada.

Os cabeleireiros trabalham, geralmente, com três tipos de rosto:

  • Alongado
  • Coração
  • Quadrado

 

Uma dica para identificar o seu tipo, é prender os cabelos e tirar uma selfie bem frontal. Na foto, você pega a caneta virtual e demarca o contorno da face. O desenho da caneta vai definir seu tipo de rosto. Sabendo isso, você poderá ter uma noção do que os profissionais trabalharão em você.

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

  • Nos rostos alongados, a prioridade são para mechas de contorno frontais superiores.
  • Nos rostos em formato de coração, as mechas de contorno frontais serão mais finas e também ocuparão a parte inferior dos cabelos.
  • Nos rostos quadrados, as mechas de contorno serão na parte inferior e com algumas iluminações no topo da cabeça.

 Mechas iluminadoras em cabelos escuros

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto" Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

 As mechas de contorno e iluminadoras são válidas para todos os tipos de cabelo, de todas as cores. Essa é uma técnica totalmente democrática. O importante, é sempre manter o bom gosto na combinação de tonalidades. Mechas super-marcadas estão caindo de moda, para dar lugar a um degradê mais natural.

No caso dos cabelos escuros, os tons das mechas de contorno devem puxar para amendoado, castanho e mel. As mulheres com pele de cor mais quente também devem apostar em tons dourados, pois as cores frias deixam de valorizar a expressão.

Técnicas de luzes e mechas

As mechas de contorno também podem ser usadas em conjunto com outras técnicas, queridinhas de muitas mulheres. Entre elas ombré, sombré, splashlights e californianas. A diferença é que o objetivo do contorno é criar um efeito de iluminação único em cada pessoa, de acordo com seu formato de rosto.

Também vale combinar as mechas de contorno com um bom visagismo, para dar aquele toque especial. O visagista é um profissional que te aconselhará sobre os melhores cortes de cabelo, de acordo com seus objetivos, personalidade, profissão, entre outros aspectos. Utilizando o corte adequado com a iluminação das mechas de contorno, seu visual vai ganhar um toque exclusivo e perfeito.

Confira o antes e depois de mulheres que adotaram as mechas de contorno, de acordo com o tipo de rosto de cada uma, sendo loiras e morenas.

  • Rosto alongado

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

  • Rosto de coração

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

  • Rosto quadrado

Mechas de contorno dos cabelos - "moldura do rosto"

Quer continuar lendo sobre tendências de mechas?

Fotos: L’Oreal e Pinterest

Se você é dono ou conhece e não gostaria de ver a foto aqui, por favor entre em contato.

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!