Escolha uma Página

Manter a pele hidratada no inverno: Saiba como

Manter a pele hidratada no inverno pode parecer um verdadeiro desafio. Inúmeros fatores externos agridem essa camada do corpo, que está mais exposta a todas as variações lá fora. A pele recebe diretamente poluição, vento gelado e exposição ao sol.

São necessários ainda mais cuidados nos lugares onde faz calor de dia e frio à noite. Nesta época do ano, essas variações bruscas acabam estampadas no corpo. Algumas pessoas sofrem com dermatites, enquanto outras lutam contra rachaduras e aquele aspecto áspero.

Se você já está sentindo os efeitos do inverno, calma! O ressecamento da pele no frio pode ser causado por uma série de fatores, que você pode começar a tratar e evitar a partir de agora.

Dicas para pele seca

Chegar em casa depois de caminhar sob o tempo gelado e tomar aquele banho na temperatura máxima parece irresistível, não é mesmo? Pois bem, saiba que isso está destruindo a camada protetora da sua pele.

De acordo com os dermatologistas, a temperatura ideal do banho é de 44 graus. Quando se coloca o chuveiro no máximo, essa temperatura pode chegar a até 60 graus, muito acima do recomendado. A longo prazo, nem mesmo os hidratantes poderão fazer muito por você.

A propósito, não se esqueça de que, apesar do tempo feio lá fora, o sol continua emitindo sua radiação normalmente. Por isso, o protetor solar é fundamental para evitar a perda de água do corpo e manter sua pele hidratada no inverno.

Uma recomendação chavão, mas que nunca perde sua importância, é a da ingestão de líquidos. Uma dica é fazer águas aromatizadas. Você vai querer toda hora! Pode acrescentar ramos de alecrim, malva e hortelã. Deixe na geladeira e misture um pouco de água natural na hora de tomar. De brinde, essas ervas ainda aliviam o estresse.

Como tratar pele muito seca e desidratada

Como manter a pele hidratada no inverno

Mas, se você não conseguiu evitar o ultra ressecamento da pele, é hora de tratá-lo. As maiores evidências de que sua pele está extremamente seca são sensibilidade, descamação e lesões. Nos estágios mais avançados, isso pode levar ao surgimento de manchas brancas e coceiras.

Para lidar com isso, utilize óleo de amêndoas logo após o banho, com a pele ainda um pouco úmida. Nas extremidades mais ressecadas, como mãos, cotovelos e pés vale aplicar azeite de oliva (sim, o mesmo de cozinha).

Outra forma também de acabar com as lesões e  manter a pele hidratada no inverno  é abandonar o uso da bucha e optar por sabonetes antiressecamento ou que tenham uma proporção maior de hidratantes na composição. Nas farmácias existe uma variedade enorme deles, para todos os bolsos.

Pele do rosto ressecada e descamando

Como manter a pele hidratada no inverno

Durante o inverno, a pele do rosto é uma das que mais recebem a agressividade do tempo, por estar sempre exposta.

Como a face é um cartão de visita, uma dica para  manter a pele hidratada no inverno  e acelerar sua recuperação é a utilização de cremes cicatrizantes. Um dos preferidos das mulheres é o Bepantol Derma, que tem um preço acessível e apresenta bons resultados. Ele também pode ser aplicado no corpo, se achar necessário.

Se os lábios também estiverem em processo de descamação e rachaduras, procure limpá-los diariamente com soro fisiológico, com o auxílio de um algodão. Em seguida, aplique um hidratante labial ou o mesmo creme do rosto, Bepantol Derma.

Hidratante para pele com dermatite atópica

Quem tem sensibilidade na pele, como as pessoas com demartite atópica, tendem a sentir ainda mais efeitos da doença no inverno, devido ao tempo seco e às variações de temperatura. Por isso, é importante se cuidar nessa época do ano.

Entre as recomendações, está o uso de hidratantes com pouca água na formulação como Eucerin, Cetaphil e Nutraderm. Além destes, o Bepantol Derma continua sendo um queridinho. Qualquer um desses cremes deve ser usado diariamente após o banho. Nos casos mais graves, precisa-se consultar um médico, para prescrição de corticoides.

Não deixe de manter a pele hidratada no inverno

Seguindo todas essas dicas, você com certeza vai conseguir manter a pele hidratada no inverno e continuar com aquele toque macio, que a gente tanto gosta.

Se você ainda não tem a rotina de manter esses cuidados, comece a seguir as dicas aos poucos, e vá introduzindo item por item no dia a dia. Você pode começar pelo protetor solar, que é simples. Depois, preparando uma jarra de água aromatizada no trabalho, que o pessoal vai amar. Por fim, você cria a rotina dos cremes ou óleos hidratantes.

Logo os resultados estarão visíveis e você vai querer continuar se cuidando sempre.

O último conselho: é importante observar se as mudanças na pele estão sendo causadas apenas por causa do frio. Outras disfunções no organismo e até mesmo doenças mais graves podem manifestar sintomas parecidos, por isso, é importante consultar um dermatologista se achar que o problema está se estendendo além do que deveria.

Veja ma dicas valiosas sobre cuidados com a pele do rosto no inverno

Ainda em cuidados com a pele

 

 

 

 

 

 

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!