Escolha uma Página

Hormônios Femininos: Eles determinam o estado de espírito da mulher?

Hormônios Femininos

Que mulher nunca se incomodou com os efeitos negativos dos hormônios femininos? Os hormônios têm fortes influências nas emoções e no estado físico de mulheres de todas as idades. A partir da adolescência, mas meninas ficam mais propensas aos efeitos hormonais, e no restante da vida adulta, as variações hormonais continuam.

Hormônios Femininos: Eles determinam o estado de espírito da mulher?Flutuações Hormonais

As flutuações hormonais seguem durante a fase menstrual e também como parte do processo de envelhecimento. São estas flutuações as responsáveis pelas oscilações de humor e pelo estado de espírito da mulher. Que mulher nunca foi da felicidade absoluta a rompantes de raiva sem sentido ou a momentos de melancolia que parecem não acabar. Até mesmo a libido pode ficar mais aguçada ou quase ausente em diferentes períodos.

Em geral, as alterações hormonais são mais comuns no período conhecido como TPM – Tensão Pré-Menstrual, onde há a variação abrupta de hormônios (estrogênio e progesterona), e que em média dura 15 dias. No início e no fim deste período, a feminilidade fica mais presente. Nos dias intermediários, são mais complicados, em que a mulher fica mais irritada. O corpo também sente os efeitos deste período: inchaço, dores de cabeça, visão sensível, dores nos seios, queda de cabelo, etc., são comuns.

Hormônios Femininos: Eles determinam o estado de espírito da mulher?

Natureza Cíclica

A mulher possui uma natureza cíclica, que vivencia através dos seus períodos de altos e baixos hormonais. Um ciclo de renascimento e superação, que a torna ainda mais forte e adaptável – assim como as fases da lua ou como as marés. Dentro da abordagem psicossomática e da psicanalista, os hormônios são fundamentais no estado psicoemocional da mulher. Os estrógenos a fazem se sentir bonita e segura – são comuns no início do ciclo. Já a progesterona aumenta a sensibilidade e o desejo.de sentir-se bonita e segura são os estrógenos, que predominam no início do ciclo. Ao contrário, a progesterona predomina no final do ciclo e aumenta a sensibilidade e o desejo de agir em comunidade.

Hormônios Femininos: Eles determinam o estado de espírito da mulher?

Como amenizar os efeitos hormonais?

Primeiramente, aceite a sua natureza cíclica. A mulher, por natureza é um ser mutável, que se renova constantemente. Para os homens, é um fato difícil de entender, já que não compartilham do mesmo efeito. Para evitar os efeitos mais desagradáveis, é importante manter uma vida equilibrada e realizar exercícios físicos – principalmente os aeróbicos – se alimentar de forma equilibrada, buscar hábitos de vida mais saudáveis – como beber água em abundância, evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, dormir pelo menos 8 horas diárias sem interrupções, evitar o estresse, etc.

Quer saber mais sobre HORMÔNIOS FEMININOS?

Imagens: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!