Escolha uma Página

Dicas de fitagem para mostrar como explorar a beleza natural dos cabelos. É a grande aposta das mulheres cacheadas e crespas. Ano após ano essa tendência só vem a se confirmar. Como toda mulher sabe e sente, cabelo é coisa de autoestima e confiança. Ainda mais em uma sociedade que o enxerga como símbolo de feminilidade.

Dessa forma, a história de progressiva, escova e chapinha foi perdendo sua fé, e deu lugar a mulheres maravilhosas e livres, que hoje são vistas na televisão, nas propagandas e nos desfiles com seus cabelos ao natural.

Já existem incontáveis tratamentos e produtos de beleza para dar um charme especial no cabelo enrolado. Sendo que uma das técnicas preferidas para definir os cachos é a fitagem ou wash n’ go (lavar e sair), como também é chamada em inglês.

O que é fitagem?

A fitagem é uma das técnicas existentes para texturização dos cachos, indicada para quem tem cabelos densos ou volumosos. Você sabe como identificar? É fácil. Se seu cabelo tem muitos fios, ele é considerado denso, independente da espessura. Já o cabelo volumoso é associado ao black power.

A fitagem, portanto, é uma maneira relativamente simples de evitar frizz e de definir os cachos. É descomplicada por que requer apenas o leave in, embora muitas prefiram incrementar. Outra situação é que, se a fitagem não for benfeita, você corre o risco de sair com o cabelo encharcado e pingando creme, o que não é a intenção. Aliás, quem nunca, não é?!

Dicas de fitagem para definir os cachos exemplos-fitagem

 

Como fazer fitagem nos cabelos

Por isso, vamos começar dando o passo-a-passo básico da fitagem. Para incrementar e entender mais sobre a técnica, você pode acompanhar as dicasde que virão em seguida. Vamos lá!

10 dicas de fitagem para definir os cachos infográfico

 

 

Dicas de Fitagem em cabelos cacheados curtos

Mas é só isso?! Bom, se você tem cabelos cacheados curtos, temos mais algumas dicas para a sua fitagem sair perfeita.

Dicas de fitagem para definir os cachos curtos

Dicas de fitagem para definir os cachos curtos (1)

Dicas de fitagem para definir os cachos curtos (2)

Dicas de fitagem para definir os cachos curtos (3)

  • Depois de lavar o cabelo, divida-o em quatro partes. Duas atrás e duas na frente, para facilitar.
  • Escolha um creme sem enxágue mais consistente, para pegar melhor no cabelo grosso. Por ser mais pesado, ele segura melhor a definição.
  • Aplique o creme nas mãos, massageie o cabelo e comece a pentear com os dedos. Ao final de cada penteada, aperte o cabelo com a palma da mão para cima, pressionando os cachos.
  • Vá repetindo o processo em toda a cabeça, tomando o cuidado de utilizar um borrifador para umedecer o cabelo conforme as mechas deixadas por último forem secando.
  • Espere o cabelo secar naturalmente. Aplique um óleo, que pode ser de Argan, e passe da metade para baixo dos fios.
  • Desgrude a raiz do cabelo com os dedos, tomando cuidado para não se despentear.

Como fazer fitagem no cabelo crespo

Dicas de fitagem para definir os cachos cabelo-crespo

Dicas de fitagem para definir os cachos cabelo-crespo (2)

Dicas de fitagem para definir os cachos cabelo-crespo (1)

Alcançar um resultado legal com a fitagem no cabelo crespo pode ser desafiador se você não souber exatamente quais produtos usar. Então, o primeiro passo, é identificar a forma do seu cabelo. Observe a densidade, como são os cachos e a espessura dos fios. A partir disso, escolha um produto à altura.

Deixe também o secador e o difusor de lado, por mais tentadores que sejam, pois eles são causadores de frizz. Evite lavar o cabelo a noite. Quando dormir, poderá amassar os cachos e ainda deixar alguns fios espetados. O horário ideal seria de manhã, para que o cabelo seque livremente ao longo do dia.

Se NADA estiver acabando com o seu frizz ou se os fios teimam em não absorver água e produtos, então é hora de buscar uma hidratação profunda e fazer um corte de cabelo.

Dica de Fitagem para cabelo em transição

Se você passou pelo big chop recentemente, a fitagem também é uma boa opção para manter os cachos definidos. Neste vídeo, a youtuber Queen Teshna mostra o passo a passo dela. Confira! Apesar de o vídeo estar em inglês, dá para acompanhar bem tudo que ela recomenda.

Fitagem em cabelo ondulado

Dicas de fitagem para definir os cachos ondulados

Para quem tem cabelo ondulado, a dica de fitagem também pode ser usada para definir melhor as ondas. O passo-a-passo é o mesmo indicado no início do artigo. A diferença é que você pode usar o difusor (sem calor) para secar até 80% do cabelo. Se quiser mais volume, vale passar um volumizador antes do leave in.

Como fazer fitagem no cabelo liso

Para enrolar cabelos naturalmente lisos, as melhores técnicas são com baby liss e outros aparelhos que estimulam a formação das ondas. A fitagem, nesse caso, não traria efeito de cachos.

Fitagem com escova

Algumas pessoas preferem o resultado da fitagem utilizando uma escova. Nesse vídeo, a youtuber Rayza Nicácio explica tudinho que você precisa saber.

Fitagem rápida

Dicas de fitagem para definir os cachos fitagem-rapida

A fitagem para definir os cachos, para ficar bem caprichada, leva alguns minutos, de acordo com o tamanho do seu cabelo. Mas eles valem cada segundo investido, por causa do resultado final. Não tente acelerar demais o processo, sob o risco de não obter o efeito que procura.

Produtos para fazer fitagem

Escolher bem os produtos para definir os cachos é uma dicas de fitagem fundamental. Dá uma olhada nos cosméticos que encontramos e que não pesam no bolso.

dicas de fitagem cremes_cachos_fitagem_02 dicas de fitagem cremes_cachos_fitagem_01 dicas de fitagem cremes_cachos_fitagem_01 dicas de fitagem_cremes_cachos_fitagem_05 dicas de fitagem_cremes_cachos_fitagem_07jpg

dicas de fitageml_oleo-de-argan para cachos

 Outro truque para definir cachos

Quem quer fazer a fitagem sem creme, seja por não gostar do produto ou por alergias, uma de nossas dicas de fitagem é o gel de linhaça pode dar um ótimo resultado no lugar do leave in. Para quem quiser testar essa versão, a Rayza também tem um vídeo sobre o assunto. É barato, natural e fácil de fazer.

 

Nossas dicas de fitagem foram úteis para você? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do site.

Imagens do Google e pinterest, se você é dono ou conhece e não gostaria de ver a imagem aqui, por favor entre em contato. Obrigada

 

 

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!