Escolha uma Página

Cauterização capilar – Qual a finalidade?

A cauterização capilar, ou restauração capilar, é um tratamento cada vez mais difundido no Brasil, que ajuda a repor proteínas e outros elementos nutricionais em fios danificados e fracos.

Os fios estão constantemente expostos aos danos causados pelo clima, poluição, ao sol, à química e a outros fatores externos. Os fatores internos, como o estresse e a má alimentação também contribuem para que os fios fiquem sem vida e quebradiços. A resposta para todos estes males é a reposição de queratina, que compõe 90% dos fios.

Cauterização capilar - Qual a finalidade?

Para suprir a esta necessidade, foi criado a cauterização capilar – por muitos chamada de “plástica dos fios” e “reestruturação capilar”. O tratamento promete ser a solução para cabelos quebradiços e sem brilho, principalmente entre aqueles que passaram por química.

A cauterização capilar é indicada para tratar os fios muito danificados, que passaram por tratamentos químicos, como a escova progressiva, luzes e tinturas.

Como funciona a cauterização capilar

O processo de cauterização capilar compreende em repor queratina, vitaminas e minerais diretamente na estrutura dos fios. É um tratamento mais profundo que a hidratação, como se tapasse os buracos existentes em sua estrutura. O profissional faz uma avaliação sobre o estado dos fios – se há descamação e pontas duplas, opacidade, e outros danos.

Cauterização capilar - Qual a finalidade?

A avaliação é muito importante, pois se a pessoa não tiver com os fios tão danificados, o tratamento poderá desestruturar a fibra capilar pelo excesso de queratina, ou seja, o efeito contrário, saturado, grosso e frágil. No caso dos fios bem nutridos, há outras formas de garantir a reposição da queratina dos fios, mais leves.

O mesmo vale dizer para o intervalo entre um tratamento e outro: é necessário que haja um intervalo entre as aplicações. O procedimento pode ser feito quente ou a frio, variando conforme as instruções do fabricante do produto. O produto entra pelas escamas dos fios, nutrindo a fibra capilar. Para fechar as escamas e garantir um efeito mais duradouro, a selagem é importante.

A cauterização capilar serve para alisar os fios?

O tratamento de cauterização capilar deixa os cabelos mais macios, sedosos e uniformes, dando uma falsa impressão de um cabelo mais liso. Mas a sua função não é alisar. Para o alisamento, é preciso buscar outro tipo de tratamento – que tenha em sua fórmula substâncias como o hidróxido de sódio, o hidróxido de guanidina e o tioglicolato de amônia, entre outras.

Cauterização capilar - Qual a finalidade?

Cauterização capilar e nanoqueratinização

São dois tratamentos distintos: a nanoqueratinização também é feita com a queratina, contudo, possui partículas diminutas da substância, com a vantagem de não saturar os fios. A desvantagem da nanoqueratização é que são necessárias várias sessões para obter os resultados, sendo que a cauterização capilar é evidente já na primeira aplicação.

Você já fez cauterização capilar? O que achou dos resultados? Comente!

Veja também

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!