Escolha uma Página

Cabelos de grávida – produtos certos e cuidados

Cabelos de grávida – Estar grávida é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Mas a saúde exige cuidados e os tratamentos capilares, que em geral utilizam química e podem ser agressivos à saúde da mulher e do bebê, devem ser escolhidos com muito cuidado. O mercado nas últimas décadas se aperfeiçoou e apresentou produtos para cabelos menos agressivos e até mesmo com extratos naturais para tratar, hidratar, alisar e até tingir os cabelos das gestantes. Veja um pouco mais sobre estas opções!

Alisamentos e relaxamentos para os cabelos

Estes tratamentos para cabelos possuem substâncias como o formol e amônia, que são tóxicos para a mãe e para o bebê. Não são indicados para mulheres em gravidez, mas principalmente no primeiro trimestre. Já os produtos com o tioglicolato de amônia e guanidina, também podem causar irritações severas, principalmente na pele sensibilizada da gestante.

Neste caso, não há produtos similares menos agressivos que apresentem a mesma qualidade. A indicação é que a mulher, que gosta dos fios mais lisos e disciplinados, faça uso mesmo da chapinha ou adote um visual mais natural. Outra opção é investir nas hidratações que vão deixar a raiz mais macia e o cabelo fácil de desembaraçar. Se a sua vontade é mesmo fazer uma queratinização e cauterização capilar, veja com o profissional a fórmula do produto antes de aplicar.

cabelos

Tinturas para grávidas

Novamente, a amônia entra em cena e todos os produtos para cabelos com esta substância devem ser evitados. Há outros elementos compostos nas tinturas que podem colocar em risco a saúde do bebê: o chumbo, cádmio e arsênio, presentes na pigmentação das tintas também podem causar alterações na formação do bebê.

cabelos

Os especialistas dizem que o correto é evitar colorir os cabelos nos primeiros três meses da gestação, seja qual for a tintura. Desta forma, a solução pode ser as colorações naturais após este período, como a henna – sempre com autorização médica. Já as mechas, estas são permitidas, uma vez que a tintura não entra em contato com a raiz ou couro cabeludo, mas devem ser evitadas nos primeiros meses – sempre com descolorante e nunca com tintura.

Veja mais neste vídeo no canal Cantinho Pais e Filhos:

Produtos antiqueda para cabelos são proibidos

É importante ressaltar que todos os produtos deste tipo estão proibidos durante toda a gravidez, já que os produtos entram em contato direto com o couro cabeludo e são facilmente absorvidos pelo organismo. Estes tratamentos possuem monoxidil e finasterida, que são elementos que podem causar alterações no desenvolvimento do feto. O jeito é evitá-los e investir em vitaminas e numa dieta regrada.

Transformações naturais nos fios

Você sabia que durante a gestação acontecem alterações hormonais que podem mudar a aparência dos cabelos? Em geral, eles ficam lindos, mais volumosos e brilhantes e muitas vezes crescem mais rápido. Isso se deve ao aumento da progesterona, o hormônio em alta durante a gravidez. Lembre-se que as químicas capilares também são proibidas durante a lactação.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!