Escolha uma Página

Acne adulta – o que é, como tratar

Acne adulta – este é um problema que perturba milhares de mulheres em todo o mundo. Como se não bastasse que as temidas espinhas surgissem na adolescência, elas persistem em muito s casos em idades como 20, 30 e até 40 anos. É assim que a acne adulta se define – como um problema relativo a estas idades, em mulheres em fase adulta.

Causas da acne adulta

Mas o que faz a acne persistir ao tempo – e muitas vezes surgir nestas idades, mesmo que a pessoa jamais tenha apresentado a acne? Especialistas garantem que entre os fatores estão o estresse cotidiano, a variação hormonal e a dieta pobre em nutrientes, que fazem o problema (re)aparecer para detonar a autoestima. A variação hormonal é mais frequente entre os casos de acne adulta.

acne adulta

Veja um vídeo com a opinião da dermatologista – postado pelo canal Clinicamd:

Tratamentos para acne adulta

Há tratamentos especializados e aqueles hábitos que a própria pessoa deve desenvolver para melhorar o estado da pele. Veja o checklist de coisas que você pode fazer em casa mesmo para amenizar o problema:

  • Ter horários regulares de descanso e dormir pelo menos 8 horas consecutivas. Isso porque a falta de sono aumenta a produção de cortisol, hormônio que tem a ver com excesso de óleo.
  • Fazer exercícios regulares – é importante melhorar a circulação de oxigênio nas células da pele, para eliminar as bactérias causadoras de acne.
  • Evitar os carboidratos de alto índice glicêmico, pois aumentam rapidamente o nível de insulina no sangue – outro hormônio que pode gerar produção excessiva de sebo.
  • Não consumir em excesso alimentos industrializados, gordurosos e com grande quantidade de açúcar, preferindo, assim, os alimentos com carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras.
  • Limpar a pele pelo menos duas vezes por dia com os produtos certos para a sua textura – limpar, esfoliar e hidratar. Não cutucar ou espremer as espinhas e cravos de qualquer jeito – esta intervenção pode ser feita com um especialista em limpeza de pele.
  • Beber água em abundância.

Tratamentos especializados

Fique alerta se as suas espinhas aparecem uma semana antes da menstruação, pois vale a pena falar com o seu ginecologista. Um anticoncepcional oral adequado pode ajudar a estabilizar os hormônios durante o mês. São as pílulas que ajudam a neutralizar a produção excessiva de hormônios masculinos.

acne adulta

Uma evolução da acne adulta é a acne cística, cuja cura lenta e pode deixar marcas permanentes. Fale com um dermatologista sobre o uso de um antibiótico neste caso (para matar bactérias e reduzir a inflamação) e um produto tópico mais intenso para eliminar os sinais. Há ainda tratamentos eficientes, como o peeling (que diminui o problema e os poros abertos, reduz a oleosidade e diminui as manchas e cicatrizes) e o uso de isotretinoína (como o conhecido Roacutan) e outros – estes tratamentos devem ter acompanhamento médico.

Imagens: Pinterest

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!