Infinidade de maquiagens e pouco cuidado

Um mundo infinito, que não podemos medir. Assim é o mundo das maquiagens. Muitos produtos são testados e aprovados, mas nem sempre a produção segue com a licença necessária. A maquiagem vegana, por exemplo, é a considerada livre de substâncias de origem animal e também livre de testes em animais. Existem também as maquiagens com certificação Cruelty-free – “não testado em animais”, mas que podem ter componentes dessa origem.

rosto - maquiagem vegana

O surgimento da maquiagem vegana

Essa novidade começou com o aumento gradativo de pessoas veganas, que possuem um ideal de vida sem explorar os animais. Mas as vantagens podem ser imensas para todos, independentemente de sermos totalmente adeptos ou não ao veganismo. A maquiagem vegana é uma iniciativa criativa e que atrai muitas pessoas preocupadas com a beleza e com a saúde, pois os produtos são totalmente de origem vegetal, sem componentes químicos ou de origem animal.

lipstick-1367775_640

Maquiagem vegana é uma forma de cuidar da saúde

Estas maquiagens veganas têm baixo risco de agressão à pele. Consideradas hipoalergênicas, elas não ressecam a epiderme e previnem acnes, pois com sua aplicação os poros permanecem fechados. Para se certificar que a maquiagem é realmente vegana, é necessário que a mesma possua certificações como o Cruelty-free and Vegan ou Vegan Society.

selo cruelty free - maquiagem vegana

 O mercado das marcas internacionais e nacionais que fabricam este tipo de maquiagem vem crescendo a cada dia. Mas você pode criar suas próprias maquiagens,  acompanhando os chamados sites D.I.Y “Faça você mesmo”. Nestes sites ensinam como criar diversas maquiagens orgânicas e veganas para seu próprio uso e até mesmo para montar o seu negócio.

maquiagem vegana - fabricação

Diferença entre maquiagem vegana, orgânica, natural e mineral

A maquiagem vegana é totalmente livre de produtos de origem animal e de testes feitos em animais. A maquiagem orgânica é 100% natural, sem ingredientes que prejudiquem à saúde. Já a maquiagem natural não tem derivados sintéticos. A mineral, são cosméticos feitos de minerais naturalmente de origem da terra.  O que difere a vegana de todas as outras é, principalmente, o não testar em animais.

Algumas maquiagens veganas e seus ingredientes

A variedade não é tanta, comparada ao mundo das maquiagens. Mas os já existe vários produtos: bases líquidas, pós compactos, batons cremosos e matte, sombras, máscaras para cílios e até lápis de olho kajal preto.  Tem até produto que serve como sombra, batom, delineador, rímel, esmalte, gloss ou blush. Que diferente! Livre de produtos químicos, essas maquiagens colorem e tratam a pele. Proporcionando hidratação, rejuvenescimento e até combate à inflamação.

batom, sombra e pó - maquiagem vegana

maquiagem vegana - multiuso

maquiagem vegana

Os critérios para obter as certificações específicas

As maquiagens precisam respeitar critérios específicos de sustentabilidade (relevâncias sociais, econômicas e ecológicas). Também não podem conter de forma alguma os seguintes ingredientes sintéticos: silicone, parafina, parabeno, chumbo, sulfatos e perfume sintético, alumínio, triclosan e formaldéidos. Os resíduos gerados durante a produção dos cosméticos não podem prejudicar a natureza e a produção deve ter o envolvimento de comunidades próximas. Os rótulos também precisam ser bem explicativos. Assim é possível garantir uma alta qualidade dos produtos.

Qual a desvantagem de usar maquiagens não veganas

Baseado em estudos, existem no mercado brasileiro cerca de 80.000 produtos químicos catalogados na indústria de cosméticos sendo que apenas 8.000 foram testados e aprovados com segurança para o uso em humanos. Infelizmente, o número de produtos que circulam sem a regularização devida do governo é imensa e eleva o risco da saúde dos brasileiros.

Estes componentes químicos podem entrar na corrente sanguínea e provocar diversos problemas de saúde. O câncer, problemas no sistema nervoso, toxinas no cérebro e problemas de respiração são só algumas das complicações que o indivíduo pode ter. Quem utiliza esses cosméticos não regulamentados corretamente podem vir a ter também distúrbios hormonais, congênitos e de desenvolvimento de crianças (durante a gravidez).

alergia na pele - maquiagem vegana

 

Imagem da Internet. Se você é o dono ou conhece e não gostaria de ver sua imagem neste site, por favor entre em contato.

 

Fotos: Pixabay – Pinterest – Alva Brasil