Escolha uma Página

Joanetes têm tratamento! Veja!

Joanetes: hereditários ou desenvolvidos por conta da vaidade

Uma protuberância óssea formada na articulação da base do dedão do pé. Esse problema é muito comum e afeta mais de dois milhões de brasileiros por ano. Os joanetes, ou hálux valgo (nome científico), é causado com uso de sapatos fechados e muito apertados, tensões nos pés, ou até pelo desenvolvimento de uma artrite. Os sintomas variam entre apenas uma deformação óssea até dores e rigidez.

Como tratar os joanetes

A remoção dos joanetes pode ser feita por processo cirúrgico. Mas existem métodos que descartam cirurgias, como é o caso de um gel separador de joanetes. Alguns médicos indicam o uso deste gel, com comprovação de 9 a cada 10 pacientes que têm a cura dos joanetes. A marca que fabrica o produto é a Valgomed. Ele promete alta eficiência, e no site existem vários depoimentos sobre a experiência de ter utilizado o remédio de silicone elástico em gel hypoalergénico.

                                   valgomed para joanetes 1 valgomed para joanetes

joanetes corrigidos

Tala nos dedões dos pés é uma alternativa

Diferente da discrição e conforto do Valgomed, também existe talas específicas para os dedões, porém parecem desconfortantes e impede o uso da maioria dos sapatos. Com isso, o uso das talas fica restrita ao período noturno, não sendo tão eficaz quanto o uso de um método contínuo como o adaptador em silicone gel.

tala para os joanetes

Sapatos de bico fino e apertados podem ocasionar os joanetes

Os joanetes ocorrem com mais freqüência em pessoas que têm o dedão do pé em uma proporção bem maior que os demais dedos do pé. Este aspecto, associado ao uso de sapatos de bico fino e muito apertados aumenta ainda mais a chance de desenvolver joanetes.

sapatos de bico fino podem ocasionar joanetes

O melhor mesmo é prevenir. Mas, muitas pessoas se arriscam a usar calçados desconfortáveis em busca de suprir a vaidade e estar bonita da cabeça aos pés. E, quanto mais altos os saltos, mas bonitas as mulheres se sentem. Mas na hora que descem do salto, percebem como estão deformando seus próprios pés. É preciso ponderar.  É necessário saber dosar o tamanho do salto e alternar sempre que der para não ficar sem usar os queridinhos.

Fatores que interferem no aparecimento dessa protuberância

Fatores genéticos podem estar associados ao aparecimento de joanetes. Se alguém da família possui essa protuberância óssea, é bom ficar atento e evitar tudo aquilo que possa ocasionar o problema. O uso inadequado de sapatos e ou até mesmo artrites (doença óssea genética), podem ser o motivo do aparecimento.

O sobrepeso e a obesidade podem piorar a situação de pés. Bom é consumir vitaminas A, C e D para fortalecimento dos ossos e se esforçar para manter o peso dentro dos limites de peso ideal.

pés na balança - joanetes

Sintomas do surgimento de joanetes

Dor e rigidez são alguns dos sintomas de desconforto nos pés. Os joanetes podem ir surgindo associado a esses sintomas, como podem ir surgindo gradativamente e até mesmo sem causar dor. O surgimento de vermelhidão na pele em volta do dedão também pode ser um dos sintomas. Inchaços e dores intermitentes, provavelmente, são sinais de que os joanetes estão surgindo.

ilustração - joanetes

Como começar um tratamento contra esse problema?

São inúmeras dicas caseiras, desde compressas com tomate até o uso de óleo de lavanda, uma substância popular por aliviar a dor e inflamação de áreas afetadas. Deixar os pés submersos em água morna com sal também seria uma forma de tratar com agentes antiinflamatórios. Mas o ideal mesmo é consultar um especialista e não se descuidar do recomendado. A utilização de cirurgia é aconselhável somente em casos extremos. Quando a paciente já não tem mais chances de reversão com tratamentos caseiros ou uso de equipamentos adequados.

massagem - joanetes

 

Os profissionais capazes de diagnosticar o problema são: clínica médica, ortopedista, podologista e reumatologista. Todos estes são preparados para fazer a identificação do problema. Eles olharão os pés, verificando se há alguma alteração da cor em volta dos dedões e se há alguma sensibilidade. Os sintomas informados também irão contribuir para o diagnóstico, caso os joanetes estejam em fase primária e ainda não aparentam calos ósseos.

Imagens Internet. Se você é o dono ou conhece e não gostaria de ver sua imagem neste site, por favor entre em contato.

 

Fotos: Google e Valgomed

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe agora!

Se gostou compartilhe com seus amigos e familiares!