Dicas de maquiagem para quem tem dificuldades para se maquiar. Isso é comum entre muitas mulheres. Mas saiba que com algumas dicas básicas você pode fazer desde uma make básica à uma maquiagem mais elaborada, fazendo uso de umas dicas profissionais. Confira!

Em dicas de maquiagem! A numero um é a base

Uma boa preparação de pele é um dos grandes segredos de uma boa dica de maquiagem – veja aqui nesta matéria alguns outros segredos e truques de maquiagem. A base esconde imperfeições e harmoniza a pele. Para fazer uma boa base, passe um primer ou hidrate bem a sua pele. Depois, escolha um produto adequado para a sua pele, de preferência com cobertura média (pelo menos) e faça uso de um corretivo nas áreas necessárias.

Dicas de maquiagem de A a Z

Você pode aproveitar e fazer o contorno nesta fase, iluminando áreas que devem ganhar destaque (zona T, queixo, abaixo dos olhos e maxilar, por exemplo) e neutralizando as áreas mais salientes com tons mais escuros (laterais do nariz, parte externa da testa, têmporas e parte central das bochechas). Veja na imagem abaixo um exemplo de contorno, sendo que você não precisa fazê-lo se não quiser e até pode optar por outra técnica, como o strobing, já abordado em outro post aqui no blog.

Sobrancelhas corrigidas

Outras dicas de maquiagem que faz toda a diferença são as correções das sobrancelhas. Com elas já aparadas e limpas, basta contornar o desenho com um lápis do mesmo tom, penteando a mesma com um pentinho.

Dicas de maquiagem básica a mais elaborada

Faça o preenchimento interno com o mesmo lápis ou com sombra e pincel chanfrado. Marque com um lápis branco ou sombra clara a parte inferior da sobrancelha, principalmente onde ela arca. Você pode ainda ajeitá-la com o gel apropriado. Veja as dicas da Fernanda Tavares do blog Pausa para Feminices neste vídeo:

Olhos – Sombra, delineador e máscara

Há uma infinidade de técnicas para fazer a sombra. Vamos usar uma dica bem legal para quem é inexperiente: passe uma cor básica e neutra em toda a pálpebra. Com um lápis-sombra, marque a parte inferior do olho deixando um risco a mais na parte externa, como na imagem. Na dobra da pálpebra, faça um mesmo traço até encostar no traço inferior.

Dicas de maquiagem básica a mais elaborada

Preencha com o mesmo lápis macio todo este canto até pouco antes do meio da pálpebra. Esfume com um pincel macio. Passe um delineador embaixo e acima, usando o mesmo desenho feito anterior como base. Finalize com uma máscara de cílios da sua preferência. Se quiser fazer um traço gatinho, veja que é preciso apenas marcar levemente onde o pincel irá passar – veja na imagem abaixo.

Dicas de maquiagem básica a mais elaborada

Lábios sensuais

Para que seus lábios fiquem valorizados, escolha um batom que tenha a ver com seu estilo e um delineador de lábios. Marque bem toda o contorno do lábio com o delineador. Veja na imagem como marcar a parte superior – é bem fácil e faz toda a diferença. Preencha a parte interna com seu batom preferido.

Dicas de maquiagem básica a mais elaborada

Veja esta combinação de esfumado básico com batom neutro feito pela Fernanda Tavares do blog Pausa para Feminices – o batom é o Aurora, da coleção da blogueira:

Dicas de maquiagem básica a mais elaborada

Veja como fazer esta maquiagem inspirada na atriz Mariana Ruy Barbosa:

Imagens: Pinterest