A cor vermelha e seus significados

Originada do latim vermículos, (verme, inseto), extrai-se desse verme uma substância chamada de carmesim, que significa vermelho bem vivo. Caracterizada como uma cor primária, a cor vermelha é a mais quente da paleta de cores e tem suas nuances marcantes, nos lembrando do sangue: vida que se movimenta.

Vermelho incita coragem, juventude, paixão, entusiasmo, força, energia, amor, mas também pode ser um sinal de alerta! Nada discreto, o vermelho tem uma certa liderança quando usado para informar perigo, fogo, impacto. Em diferentes locais do mundo, o vermelho pode despertar diferentes emoções. Muito usado em marcas de produtos alimentícios, pode estimular o apetite.

Na cultura oriental em geral, o vermelho é símbolo de boa sorte e felicidade, mas lá no Japão ele tem um duplo sentido: Vida ou perigo e raiva, o que não é muito diferente de do seu significado aqui no ocidente. Em algumas partes da Europa, simboliza masculinidade ou morte.

O que a cor vermelha mostra sobre sua personalidade

 A personalidade de quem tem o vermelho como cor preferida, demonstra ser extrovertido, mas também impulsivo e propício à variação de humor. É otimista, possui autoconfiança e tem facilidade para manipular as situações ao seu redor. Contrária a monotonia, quem gosta dessa cor tem grande necessidade de movimento. Tem tendência a temperamento explosivo e por isso, devem procurar equilibrar o uso desta cor com cores mais frias como o azul, por exemplo.

Palavra que define a cor vermelha: encontro

Quem usa a cor vermelha busca… Força! Quer dar um “up” no visual

Vermelho: combinando com a paleta de cores e acessórios

Looks vermelho com azul e vermelho com branco são lindos e apaixonantes e estão super em alta, afinal as cores azul e vermelho fazem parte das cores do outono/inverno 2016.  O vermelho aparece em tom aurora e o azul em dois tons, o riverside (lembra o tradicional jeans) e o airy blue (azul bem clarinho). Ambos ficam lindos com o vermelho.

A cor também pode ser combinada ao animal print e acessórios dourados, criando looks super sofisticados. Branco e preto mais o vermelho é a combinação que não tem erro, sem falar no monocromático dos vestidos de festa que arrasam.

cor vermelha com animal print e listrado

cor vermelha em vestido

 

O vermelho pode vir nos sapatos ou nos casacos, tanto faz. Até mesmo nos acessórios, ele vai sempre se destacar no look.

cor vermelha nos acessórios 3

 

 Cabelos cor de fogo!

É preciso muita ousadia para descolorir as madeixas e tonalizá-las em tons de vermelho. Há quem se arrisque a obter apenas um brilho avermelhado sobre um cabelo castanho, mas o cabelo vermelho é uma raridade quando falamos dos naturalmente avermelhados. Apenas cerca de 1 a 2% da população tem o cabelo natural nesta cor.

cor vermelho nos cabelos

Maquiagem que desperta sensações

Naturalmente, fazendo parte de um processo hormonal, o sangue flui para os lábios quando os humanos estão apaixonados. E por isso, acabam ficando mais avermelhados. Dizem que o batom vermelho reproduz esse mesmo efeito do sangue e por isso é tão ligado à sedução. Para quem quer se destacar, o vermelho é a cor de batom que fica bem em qualquer mulher, sem distinção.

cor vermelho nas maquiagens 1

Uma novidade no mundo da moda são as sombras vermelhas. Já tem muita gente famosa se arriscando nesta inovação. Será que as mulheres andam com sangue nos olhos? Por quê? Será que é a moda se manifestando sobre a violência contra as mulheres?

sombra vermelha 2

O vermelho na decoração

Com efeito glamoroso, o vermelho precisa ser usado com cuidado na hora de decorar para que não deixe o ambiente desagradável. Na base branca é possível misturar bancada vermelha com parede preta e objetos cromados. A cor também pode aparecer em um ambiente todo azul e madeira, como no caso da geladeira vermelha.

cor vermelha na decoração 1

Outra ideia bem bacana é escolher almofadas e pufes vermelhos, combinando em decoração navy, color blocking ou até em uma decoração clássica.

cor vermelha na decoração 1

cor vermelha na decoração neutra

 

 

Fotos: Pinterest