A Cor dourada e seus significados

A cor dourada é considerada uma cor nobre,  possui características muito marcantes como o luxo, o valor, dignidade e prestígio. Aparece em várias marcas por estabelecer ao produto uma dedução de alto valor agregado, provocando uma ideia de status e exclusividade. Utiliza com a cor preta, transparece riqueza, com branco, causa impressão de elegante, com azul escuro, credibilidade e sucesso. Está relacionada intimamente ao dinheiro e em alemão, a grafia é quase a mesma: gold (ouro) e geld (dinheiro). No Brasil, a moeda recebeu o nome de real justamente por associá-la ao ouro real. No simbolismo judaico significa o caráter imutável de Deus, pois Deus nunca muda, como o ouro que não perde seu brilho mesmo depois de tanto tempo.

O que a cor dourada traduz sobre aspectos de sua personalidade

Quem tem essa cor como preferida, tem visão de vencedor. Para a psicologia, é vista como uma cor de sabedoria interior, qualidade e riqueza. O dourado está ligado ao afeto, amor e ao sucesso. Uma pessoa de personalidade carismática e acolhedora, ao ponto das pessoas se sentirem especiais ao seu redor. É compreensiva no amor e irresistível, atrai os olhares por estar sempre brilhando.

A palavra que define a cor dourada é: Glamour

Quem veste dourado busca… Se destacar

Cor dourada nos looks e acessórios

Atualmente o dourado não se limita aos acessórios. Muitas roupas são encontradas nesta cor que remete ao luxo. Os preconceitos também foram quebrados e, hoje em dia, qualquer pessoa pode vestir roupas desta douradas sem ser taxada de esnobe. O dourado aparece em casacos, calças, blusas e já é quase uma cor neutra nos sapatos e bolsas.

cor dourada - casaco - calça e blusa

cor dourada nos acessórios

Com o propósito de proporcionar um ponto de luz no look, os acessórios em dourado continuam sendo o preferido. Associá-lo à prata também acompanha a moda atual. Há quem se arrisque nos looks monocromáticos, que fica lindo em vestidos de festas.

cor dourada em vestidos

É possível brincar com as listras, colocando o dourado no lugar do branco e formar listras pretas e douradas. Optar por uma peça dourada, como uma saia longa, deixa o look sofisticado e pronto para um evento formal, já a mini-saia dourada com jaqueta jeans deixa o look despojado.

Cor dourada com listras

Cor dourada saia longa e mini

Blusas texturizadas com saias midi em tons de verde e marrom neutralizam o brilho estonteante do dourado e produz um look mais casual.

cor dourada nas blusas

 Dourado: um coringa da maquiagem para a noite

A maquiagem dourada para eventos noturnos não pode faltar. Serve para iluminar o olhar, e fica lindo com a sombra preta. Dourado com marrom é praticamente um coringa da maquiagem, casando com qualquer roupa e tom de batom. Pode apostar. Se estiver na dúvida, vai de marrom e dourado que não tem erro.

cor dourada maquiagem

 Cabelos dourados para aquecer e brilhar

O que falar desses tons de cabelos? Fios dourados ficam lindos em várias raízes. Sem falar nos tons de pele. O dourado enriquece a imagem da mulher e nos cabelos serve de moldura para o rosto. Imagina uma tela sem moldura… imaginou? Agora imagina com uma moldura dourada. É outra coisa!

cor dourada nos cabelos

 Dourado na decoração: faça você mesmo!

Pintar lata de leite em pó de branco e dourado, recortar várias bolinhas douradas e colar na sua parede branca do banheiro ou que tal arriscar mais um pouco e pintar aquela simples mesa de canto? Uma dica para quem quer adotar o dourado na decoração, mas não está podendo investir muito é apostar nas ideias destes sites que ensinam o “faça você mesmo” e deixar a sua casa com a sua cara.

cor dourada na decoração

 

Fotos: Reprodução/Pinterest