Cor bordô (Bordeaux) e seus significados

A cor bordô ganha este nome por lembrar a cor dos vinhos tintos da região de Bordeaux na França. Um tom terroso com uma pitada de vermelho é o que o torna mais quente e vivo. Sua cor é uma mistura do tom de vinho e raízes do vermelho-amarronzado. Transfere um significado de riqueza, satisfação, sofisticação e naturalidade. Um tom forte e elegante pode ser facilmente encontrado nos artigos de moda, beleza, design industrial e decoração.

A cor da sua roupa como extensão da sua própria personalidade

A cor bordô não é sinônimo só de beleza. Ela desperta o sentido da visão, reações emocionais e até fisiológicas. Quem tem preferência por está cor transmite sensação de prosperidade, respeito e nobreza. Tem um ar de mistério e possui características reflexivas. É necessário cuidado ao utilizar este tom, pois em excesso pode causar uma certa melancolia. Extremamente elegante e atraente, é sutilmente sedutora, atraindo os olhares para o calor aconchegante que a cor proporciona. Considerada uma cor nobre, não é facilmente encontrada na natureza e poucos optam por esta cor como preferência; a minoria elege esta cor justamente por sua raridade, revelando traços de uma personalidade que gosta de ser exclusiva e transmitir sofisticação.

Palavra que a define: nobreza

Quem usa a cor bordô busca… Ser atraente sem ser invasiva

 Bordô: combinando com a paleta de cores e acessórios

Bordô é uma cor quente, muito utilizada no outono-inverno e produz belíssimas combinações com os tons frios da paleta de cores, como o cinza, azul e até o branco, que é a combinação mais sem erros com o bordô. O preto e o jeans são acompanhantes, sem dúvida, da maioria das cores e não poderia ser diferente com este tom.

cor bordô cinza - azul e branco

Essa tonalidade do vinho é bastante explorada na confecção de sapatos, bolsas, chapéus e cachecóis por ser uma cor que valoriza os acessórios.

cor bordô acessórios

Combiná-la com estampas de animais também é bem interessante e impactante. Com listras e pele é uma combinação ousada e versátil. Há quem arrisque no xadrez, trazendo o look para uma combinação mais casual. O universo do bordô permite combinações clássicas, exemplo disso seriam os looks monocromáticos, modernas ou esportivas. Vale a pena experimentar, mas os cuidados são necessários para não pesar o look. Separamos alguns exemplos como inspiração.

cor bordô com onça - listras e pele

 

cor bordô monocromático

 Bordô nos cabelos aquece e define estilo

As nuances do bordô são utilizadas por muitas mulheres. O borgonha, por exemplo, faz a cabeça das mais ousadas e em mistura com o marrom, causam um efeito que aquece o look. Usado por morenas e pelas mais branquinhas, tanto o tom sobre tom nas peles mais bronzeadas e o tom contrastante nas mais claras, são bem apresentáveis e dá destaque sem ser invasivo.

cor bordô no cabelo 2

Maquiagem que marca território

A maquiagem nesta cor é extremamente marcante para a estação fria e mesmo não sendo a cor-chave do ano, ela não passa despercebida. Desde 2015, quando foi marca registrada da Pantone, a cor marsala fez sucesso com as maquiagens, causando até certa ansiedade por seu retorno na estação mais fria do ano de 2016. Com força, é um tom que chegou para ficar mais um ano nas makes e as mulheres continuam aprovando.

cor bordô na maquiagem

sando a cor bordô na decoração da sua casa

Assim como nas combinações dos looks, o bordô na decoração dos ambientes também combina com cores frias como azul, branco e cinza e com tons neutros como o bege e dourado. Na tapeçaria o bordô é encontrando com frequência, caracterizada como uma cor atemporal, de bom gosto e que enriquece qualquer ambiente.

cor bordô na decoração 1

 

cor bordô na decoração 2

 

Fotos: Pinterest