Coletes são peças coringas no guarda-roupa

Está ai uma peça atemporal: o colete. Entra estação, sai estação, entra ano, sai ano e ele permanece nos guarda-roupas como um camaleão, se adaptando aos diferentes climas e estilos.  Os coletes são peças que compõe o look fazendo toda a diferença. Servem para dar destaque, aquecer ou até definir estilo. Por cima de uma camisa branca, um colar e uma calça jeans, o colete étnico, por exemplo, define o estilo boho.

colete folk

Quando surgiram os coletes

Esta peça de roupa surgiu no século XVIII e era muito usada pelos homens. Os mesmos costumavam utilizar a peça por cima de camisas de linho e abotoados. Os coletes entraram no universo feminino mais tarde, já no século XIX.  A princípio a ideia era combiná-los com peças mais femininas: vestidos, saltos, colares. Usava-se fechado ou aberto, uma opção que perdura até os tempos atuais na moda contemporânea.  Mas a peça bateu mesmo o martelo no guarda-roupa das mulheres nos anos 90 do século XX. Nesta década começaram a confecção de diversos estilos e tamanhos de coletes já com formas femininas.

Coletes antigos

Diferentes tipos de coletes

Os estilos são variados. Existem os coletes jeans, de couro sintético, de camurça, franjados e até os de pelo. Com a tendência “Cruelty-free” em alta, lutando contra a crueldade em animais, muitas pessoas estão deixando de usar os de pelo verdadeiros e estão aderindo aos coletes fakes de pelo.

Como usar os coletes jeans

Esse tipo de colete é o mais atemporal, podendo ser usado em diferentes estações e combinado em diversos looks. Para o inverno, ele não deixa a desejar. É jovem e descontraído e fica bem com leggings, tênis e botas. Combiná-lo com calça de couro compõe o look de inverno e não pesa o visual.

colete jeans

Coletes de couro sintético: como usá-los?

Dando um ar mais rock, os coletes de couro sintético vão bem com peças básicas e também mais sofisticadas. A cor preta é a mais comum. Conseguir um colete neste material, de outra cor, como o vinho, por exemplo, deixa o look sofisticado. Fica bom se combinado a cores como o branco. Mesmo no inverno, você pode ficar aquecida e colorida sem exageros.

colete couro sintético 1

Peças de tricô

Um pouco mais robusto, os coletes de tricô são bem quentinhos e remetem aconchego e conforto. Muitas peças são, geralmente, artesanais e únicas, proporcionando um ar de exclusividade à roupa. Quem nunca sonhou com a vovó tricotando um desses para gente?

colete trico 1

Minimalismo e elegância

Os coletes de algodão ou outro tecido mais uniforme produzem aquele look que demonstra ser a terceira peça. São mais fáceis de combinar, já que não possuem detalhes e são mais discretos sem perder a elegância.  Podem compor um look completamente minimalista ou ser a peça base para colorir e combinar com calças florais ou saias e vestidos geométricos.

colete minimalista at

colete

colete look colorido

Coletes fakes de pelo: o auge da moda

Cobiçado pela maioria das mulheres, os coletes fakes de pelo custam bem menos que os de pelo original e dispensam a prática de crueldade com os animais. É ótimo para manter a consciência limpa e a elegância no vestir. Sem contar que é o material que mais aquece nos dias mais gelados.

colete fake de pelo

coletão de pelo 2

Looks de academia para o street style

O material de tactel, tão usado nas peças de roupas de ginástica, ganha força nos coletes. Associados ao pelo fake, não fazem feio nas vitrines e compõem looks street styles. Usados no dia-a-dia, é possível ficar arrumada, elegante e aquecida. Tem uma pegada bem feminina quando confeccionados no design matelassê.

colete tactel

Coletões: os preferidos do ano 2016

Que o colete não é novidade todo mundo já sabe, mas o que vem mudando com o passar dos anos é o comprimento. Os maxi-coletes são os queridinhos do inverno 2016 e, confesso, ser o meu preferido. São lindos! Super sofisticados, parecem capa de rainha! Ficam bem com tênis e legging ou até botinha e mini-saia. As turtlenecks, que são tricôs sem manga e de gola alta também agregam elegância, sem contar as Over Knees (botas até os joelhos) e até em looks todo jeans.

144534, Olivia Palermo e marido Johannes Huebl visto deixando st Ambroeus restaurante em West Village, Nova York. New York, New York - Terça-feira 03 de novembro de 2015. Foto: © PacificCoastNews. Los Angeles Escritório: +1 310.822.0419 sales@pacificcoastnews.com FEE deve ser acordado antes do uso

Coletão é um arraso

coletão 3

Imagem da Internet, se você é o dono ou conhece e não gostaria de ver sua imagem neste site, por favor entre em contato.

Fotos: Pinterest